07 Nov 2017
Novembro 7, 2017

O que é a Ambliopia?

O cérebro e os olhos trabalham juntos para produzir a visão.
O olho foca a luz na parte do olho conhecida como retina. Em seguida, as células da retina desencadeiam sinais nervosos que viajam ao longo dos nervos óticos até ao cérebro. A ambliopia é o termo médico usado quando a visão de um olho é reduzida porque não funciona corretamente com o cérebro. O olho em si parece normal, mas, por várias razões, o cérebro favorece o outro olho. Condição também conhecida como olho preguiçoso.
A ambliopia é a causa mais comum de deficiência visual entre as crianças, afetando aproximadamente 2 a 3 de cada 100 crianças. A menos que seja tratada com sucesso cedo na infância, a ambliopia geralmente persiste na idade adulta.
Uma causa comum de ambliopia é a incapacidade de um dos olhos focar tão bem como o outro. A ambliopia pode ocorrer quando um olho é mais míope, mais hipermetropia ou mais astigmatismo. Estes termos referem-se à capacidade do olho de focar a luz na retina. A hipermetropia ocorre quando a distância da frente para a parte de trás do olho é muito curta. Os olhos com hipermetropia tendem a focar melhor objetos à distância, mas têm mais dificuldade em focar objetos próximos. A miopia ocorre quando o olho é muito longo de frente para trás. Os olhos com miopia tendem a focar melhor objetos próximos. Os olhos com astigmatismo têm dificuldade em focar objetos distantes e próximos devido à sua forma irregular.
Como tal, os pais devem estar atentos a alguns sinais que possam indicar algum problema na visão da criança. Entre os principais sintomas estão: os olhos da criança lacrimejam em excesso; a criança coça demasiado os seus olhos; incapacidade para fixar o olhar em objetos, em acompanhar as movimentações à sua volta apenas com o olhar.
É fortemente aconselhada a consulta junto de especialistas, uma vez que estrabismos, erros de refração como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo podem levar à ambliopia. Que quando não é devidamente tratada o mais cedo possível pode levar a que o olho ambliótico nunca desenvolva boa visão e levar à cegueira funcional.

Leave a Reply